DICAS DO RANCHO - Como plantar orquídeas em árvores

plantio de orquídeas em árvores tem ganhado as cidades brasileiras como uma forma de levar mais cor e vida às metrópoles. Veja o passo a passo do plantio - e plante aquelas orquídeas que ganhou para que durem mais tempo, fazendo a sua rua ou o seu jardim mais bonitos.

Veja o passo a passo de como plantar orquídeas em árvores

Mais do que uma prática exclusiva de orquidólogos experientes, o plantio de orquídeas em árvores tem ganhado as cidades brasileiras como uma forma de levar mais cor e vida às metrópoles. Um exemplo é o projeto Mil Orquídeas Marginais, mostrado na edição 74 da revista Como Cultivar Orquídeas. Para agregar beleza ao jardim ou à árvore na calçada de casa, basta seguir o processo simples explicado por Sérgio Englert, do orquidário Ricsel, de Porto Alegre, RS.

Para o suporte, deve-se evitar espécies com o tronco muito liso ou que soltem a casca. Proporcionar muita sombra – a exemplo de ciprestes (Cupressaceae) e mangueiras (Mangifera indica) – também não é adequado nesse caso. Ipê (Bignoniaceae), figueira (Ficus carica), mulungu (Erythrina crista-galli), limoeiro (Citrus limon) e cafeeiro (Coffea arabica) são boas opções para receber as orquidáceas. “O ideal é utilizar orquídeas já adultas, pois terão mais resistência até enraizarem na árvore”, destaca Englert. A melhor época para a transferência é no período das chuvas, mas se houver atenção para regá-las, pode-se realizar o processo em qualquer época do ano.

Primeiramente, separe a orquídea que deseja plantar e deixe-a com as raízes livres (1). Na sequência, passe o fitilho por trás do segundo pseudobulbo da planta (2). Leve-a junto ao tronco da árvore de maneira que a parte dianteira, em crescimento, fique apontanda para cima (3). Amarre fortemente o exemplar, de forma que o rizoma fique aderido ao tronco firmemente. Pronto, agora você já sabe como plantar orquídeas em árvores e pode deixar o jardim ou a própria cidade mais bonitos!

 Fonte: Pinterest

Mídias Sociais

icon facebook  icon twitter